Acessórios – Parte 1(3)

Já falamos brevemente sobre os diferentes tipos de arcos (falaremos mais detalhadamente sobre eles em post futuro) e agora vamos falar sobre os acessórios tanto para o arqueiro como para o arco. Como este assunto é vasto devido às inúmeras opções disponíveis, vou dividir da seguinte forma:

Acessórios para o arco – Parte 1(3)

Acessórios para o arqueiro – Parte 2(3)

Acessórios comuns aos tipos de arcos – Parte 3(3)

Acessórios para o arco:

Mira

Mira, ou mais especificamente, alça de mira é uma régua adaptada à janela do arco, por onde desliza um cursor com visor dentro do qual há uma referência. Existem miras para arco recurvo e a para arco composto.

A mira para o arco recurvo possui uma referência dentro do visor e seu cursor desliza nos sentidos horizontal, vertical, esquerda e direita.

Mira recurvo

A mira para arco composto possui 1, 3 ou mais referências dentro do visor além de um indicador de nível, seu cursor desliza nos sentidos horizontal, vertical, esquerda e direita.

Mira composto

Mira composto

Há vários fabricantes e modelos sendo Shibuya, Sure Loc, Axcel, Fivics e Cartel os mais conhecidos.

Estabilizadores

A função do estabilizador ou sistema de estabilização é possibilitar maior firmeza. São hastes de alumínio ou compostos com fibra de carbono oca ou maciça com um peso em uma das extremidades e rosqueada na outra. São rosqueadas na empunhadura do arco. Podem também fazer parte de um sistema de estabilização, neste caso, hastes adicionais completam a configuração.

Em geral nos torneios Olímpicos Indoor ou Outdoor os sistemas de estabilização são mais comuns:

Sistema de estabilização

Sistema de estabilização

Em torneios Field há uma grande variedade de configuração mas predominam os sistemas de estabilização mais simples com apenas uma haste menor em arcos compostos.

Estabilizadores para arco composto

Estabilizadores para arco composto

Rest (descanso de flecha)

O rest ou descanso de flecha tem a finalidade de apoiar a flecha à janela do arco. É instalado de modo que o apoio da flecha corresponda ao ponto pivot, ou fundo do encaixe da mão, na empunhadura.

Os rests para arco recurvo, arco composto e arco tradicional são diferentes são diferentes apesar de terem a mesma função

Rest para arco recurvo:

Rest para arco recurvo montado no raiser

Rest para arco recurvo montado no raiser

Rest ajustável para arco recurvo

Rest ajustável para arco recurvo

Rest para arco composto:

Rest para arco composto

Rest para arco composto

Rest para arco tradicional:

rest para tradicional

Rest para arco tradicional

Importante: os rests são específicos para destros e não destros, portanto estejam atentos quando fizerem seu pedidos.

Clicker

A função do clicker (ou clicador) é avisar o arqueiro sobre o momento exato de largar a flecha em função de sua puxada logo após a mira ter sido feita.  Existem dois modelos básicos: os que são instalados na janela do arco e os que são instalados no extensor da mira:

Clicker para instalação na janela do arco

Clicker para instalação na janela do arco

Clicker para instalação no extensor da mira

Clicker para instalação no extensor da mira

Pressure button

O pressure button (botão de pressão) ou simplesmente button tem como função absorver o choque da flecha quando deixa o arco, reduzindo ao mínimo os efeitos de uma má largada. É ajustado em função da potência do arco, da bitola, peso e spine da flecha. Se o ajuste não for bem efetuado, as flechas irão para a esquerda do alvo ou para a direita do alvo.

Pressure Button

Pressure Button

Nocking point

É o ponto correto na corda do arco no qual a flecha é encaixada. O nocking point pode ser feito com linha de fibras de nylon (fio dental) ou com anéis de metal.

Nocking point com fibra de nylon

Nocking point com fibra de nylon

Nocking point com anel metálico

Nocking point com anel metálico

Se ele não estiver na posição correta as flechas atingirão o alvo porém elas estarão inclinadas de cima para baixo ou de baixo para cima em relação ao plano horizontal do alvo.

Anúncios

2 comentários sobre “Acessórios – Parte 1(3)

    • Caro Marcelo, bom dia e perdoe a demora em responder. A instalação do rest em arcos recurvos depende do modelo de rest que você adquiriu ou pretende adquirir. Há dois modêlos: (i) de fixação com cola ou fita dupla face e (ii) de fixação por meio de parafusos. O mais importante é que ele o rest em conjunto com nock point (na corda) forneçam à flecha um plano perpendicular em relação ao eixo do arco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s